BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Yoga para o corpo e a mente


Pesquisas realizadas pelo Centro do Medicina Alternativa Nacional comprovaram que o yoga é a quinta terapia mais procurada no mundo.


Combinando exercícios de respiração, postura e meditação esta terapia, que teve início na Índia, já faz parte do cotidiano de mais de 3% da população mundial.


O yoga consiste na arte de acalmar o sistema nervoso, equilibrando corpo, mente e espírito. O objetivo principal da técnica é reduzir os problemas e malefícios que o estresse pode causar à saúde.


Assim como na acupuntura, o yoga estabiliza os meridianos do corpo, fazendo com que a energia flua em todo o organismo até chegar à mente. 


Entre outros problemas de saúde, o yoga auxilia no combate à pressão alta e estresse, melhora a flexibilidade corporal e a concentração e, também, regulariza o sono e a digestão. Alguns praticantes acreditam que o exercício constante do yoga ajuda até na prevenção de doenças mais sérias. 

Um estudo realizado na Universidade do Texas provou que pacientes com câncer de mama que praticavam yoga, se sentiam melhores e menos cansadas que as pacientes que mantinham uma vida sedentária.


Atualmente, as academias oferecem aulas diárias de yoga. Recomenda-se que a técnica seja praticada pelo menos duas vezes por semana. Segundo especialistas, esta periodicidade é suficiente para o alcance dos resultados desejados.


Para saber mais sobre medicinas alternativas leia também "O poder da agulhas".


1 comentários:

Nancyelle de Oliveira disse...

Imagino que a yoga acalmaria meu estresse... Mas eu não tenho concentração para praticar... Num dia mais relax, posso tentar...