BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Varizes? E agora?


Cerca de 20% da população mundial tem varizes. O problema é notado quando aparecem vasos escuros nas pernas. Há pessoas que possuem apenas vasinhos dilatados embaixo da pele. Porém, aos primeiros sintomas deve-se procurar um médico. As veias superficiais estão diretamente ligadas a duas veias importantes, as safenas magna e parva, e o problema pode se complicar.

Essas duas veias principais podem aparecer ou não. Porém, se a pessoa perceber que elas estão muito aparentes e tortuosas, é provável que estejam desenvolvendo os sintomas de varizes.

Há várias formas de prevenção das varizes. Para quem trabalha em pé e permanece muito tempo sobre as pernas é recomendado o uso meias elásticas de compressão. Outro fator importante, é o uso de saltos. A maioria das pessoas acha que salto-alto provoca o aparecimento de varizes. Porém, segundo o angiologista Antônio Carlos de Souza o que provoca a dilatação das veias são os sapatos que deixam os pés rentes ao chão. “Sandálias do tipo havaianas e sapatos sem salto prejudicam muito o quadro de varizes”, diz.

Outra causa do problema é a hereditariedade. Desta forma, não há como fugir do problema. Porém, o paciente pode amenizar os sintomas seguindo as recomendações acima e consultando um médico antes que o problema se agrave.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, totalmente ao contrário de tudo o que eu já ouvi falar sobre varizes. Mas o uso frequente de tênis também causa varizes? E acidentes esportivos, será que causam também?? Muito boa a matéria!!!!

Andrea Maria disse...

Nossa, a maior novidade é a de usar sandálias baixas, eu jurava que o salto alto que prejudicava as varizes. Muito bom saber! Blog interessante e informativo.

Marcos Bretones disse...

Muito bom, Rejane Evaristo. Post muito útil para a população, principalmente para as várias mulheres que devem acessar este blog.
Além de explicações médicas, o que chamou a atençao é a seriadade com que são tratados os assuntos. Prova disso é a participação do especialista no assunto presente no texto.
O blog mistura conteúdo, informação e credibilidade. Muito bom!

Anderson Barbosa disse...

Interessante a matéria, o que me deixou mais intrigado foi o uso de sapatos baixos, tudo diferente de tudo que eu já ouvi falar.
Confesso que fiquei um pouco, pois homem só utiliza sapato sem saltos e tenis. Não sei se isso é comprovado cientificamente, pois teria que ser maior o número de casos de homens com varizes.

Andréa Macedo disse...

Nossa, sempre pensei que o salto alto era o causador das varizes. Que bom que não é.rsrs Muito bom os esclarecimentos.