BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sol, aprecie com moderação

Vivendo em um país tropical é comum encontrar moças com marquinhas de biquíni. Apesar de ser um dos artifícios de beleza mais usados por mulheres brasileiras, a exposição ao sol é a principal causa do aparecimento de câncer de pele e do envelhecimento precoce.

Estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo revelaram que 80% das pessoas entrevistadas estavam cientes dos riscos que corriam ao ficarem expostas ao sol. Porém, grande parte confessou que gostam de tomar sol, pois se acham mais bonitas com a pele bronzeada.

A cultura da “marquinha de biquíni” dos brasileiros não pode ser mudada. Entretanto é possível que as conseqüências do banho de sol sejam amenizadas. O uso de protetor solar é um eficiente recurso para quem quer se bronzear, mas não deixa de manter uma vida saudável.

Deve-se procurar protetores que ofereçam proteção contra raios UVA (ultravioleta do tipo A) e UVB (ultravioleta do tipo B). Os de fator de proteção número 15 são os mais indicados. Além de oferecer 94% de proteção, este fator é mais barato que os demais.

O sol é fonte de vitaminas, por isso todos precisam dele. Mas é preciso saber que cada pessoa tem um limite de tolerância aos raios solares. Há tipos que conseguem ficar morenos facilmente, pois possuem maior tolerância ao sol. Existem também, pessoas que nunca ficam bronzeadas, só vermelhas. Estas devem evitar a exposição, pois a pele clara não é apropriada para o banho de sol.

4 comentários:

Nancyelle de Oliveira disse...

Uma alternativa é pegar o solzinho antes das 10 da manhã, que é mais fraco.
O bronzeamento artificial também deve trazer complicações...

Cris disse...

seu post me lembrou uma música: moroo, num país tropical, abençoado por deeeus e bonito por naturezza, mas que belezaa...

mas, voltando ao assunto: pra falar a verdade eu quase não uso protetor. Só uso quando passo muitos dias na praia, pra queimar aos poucos e não descascar. agora aqui em casa eu torro no seco mesmo! mas aí também meia hora e eu não aguento mais.

Alline Meyre disse...

Boa Matéria!!! Eu AMO tomar sol!! Bjinhus... =)

Rejane disse...

Cris, "descamar" é o menos dos problemas que a exposição ao sol pode causar. O uso do protetor solar fato 15 não impede que você fique bronzeada, e ainda protege dos males futuros que o sol pode causar. A diferença é que ao invés de meia hora de desconforto, você passará mais tempo no sol sem se prejudicar!