BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TPM, como evitá-la


Ao ver uma mulher irritada, agressiva e de mau humor é fácil deduzir que ela está de TPM. A Tensão Pré-Menstrual ocorre de 15 a um dia antes da menstruação. Esta fase é caracterizada por mudanças psíquicas (irritabilidade, nervosismo, ansiedade e depressão) e físicas (dores no corpo, dor de cabeça e inchaço).

Algumas mulheres têm sintomas mais sérios e intensos, por isso carecem de tomar medicamentos que acalmam os nervos.Porém não é o caso de todas.

Existem maneiras simples de amenizar a TPM. Manter uma alimentação saudável, livre de alimentos gordurosos é um ótimo começo. Outra grande inimiga das mulheres é a cafeína. É essencial que café, chá preto, refrigerantes, chocolates etc. sejam evitados.

O melhor a se fazer neste período é comer alimentos que ajudem a amenizar as irritações e os estresses característicos da TPM.

Ingerir bastante liquido, frutas e legumes, se alimentar a cada três horas e, principalmente, dar prioridade a carboidratos e doces naturais (Ex.: gelatina com frutas e iogurtes sem gordura) são dicas importantes. Existem mulheres que não conseguem evitar o chocolate. Nesse caso deve-se comer os produzidos com 70% de cacau, pois possuem menos calorias que os outros.

Não é fácil ter TPM, mas é mais difícil estar perto de alguém que esteja nesta fase. É importante que a mulher tenha consciência do que está sentindo e não saia distribuindo desaforos e grosserias por aí. Afinal, ninguém têm culpa do que está acontecendo.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A melhor idade

Atualmente, não é estranho ver pessoas com mais de 60 anos fazendo atividades e mantendo o mesmo padrão que tinham na juventude. Este fato se deve ao aumento da expectativa de vida que se firmou no século XX. As pessoas passaram a viver o dobro dos anos de vida de seus antepassados, que antes morriam aos 40 ou 50 anos. Hoje quem está com nessa faixa etária é considerado jovem.

Alguns idosos procuram manter a mesma vida que possuíam enquanto jovens. Há os que trabalham, participando de programas que apóiam a vida ativa de funcionários mais velhos. Enquanto outros procuram bailes, confraternizações e bingos, organizados para pessoas de terceira idade, a procura de diversão. Até o Governo Federal, junto ao Ministério do Turismo, criou um programa de viagens que dá 50% de descontos em passagens e estadias para quem tem mais de 60 anos.

Não é simples ter uma vida saudável na velhice. Com o tempo o corpo do ser humano começa a ficar debilitado e passa a não agüentar o mesmo ritmo de vida de antes. Mas então, como há idosos em plena atividade? A resposta para isso se encontra nas academias, grupos de “Mais vividos” etc. Mesmo com limitações, há idosos que buscam amenizar os problemas da idade com exercícios físicos e ocupando a mente com coisas novas. Dessa forma não há velhice e cansaço que vençam a disposição e vontade de viver dos vovôs e vovós.

Desse modo, fica mais fácil entender porque a terceira idade passou a ser conhecida como a Melhor Idade.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Contusões além das quadras

Sonho de consumo de grande parte dos apreciadores de videogames, o Nintendo Wii é o segundo mais procurado desde sua criação em 2006. Em apenas um ano, foram vendidos mais de 9 milhões de unidades em todo o mundo. Mas o que nem todos sabem é que, como a maioria das coisas, o uso abusivo dos jogos oferecidos pode causar lesões e problemas nas articulações dos jogadores.

O Nintendo Wii é um videogame diferente. Nele, as pessoas jogam tal qual estivessem vivendo a situação real. Com um controle e uma plataforma que monitoram os movimentos do jogador, o game faz com que o “atleta” faça movimentos reais, como nos jogos que aparecem na tela.

Parece um jogo perfeito aos que não querem sair de casa para se divertir. O problema é que, como todos os tipos de exercícios, o uso exagerado do Wii vem causando contusões, torções e inflamações nos jogadores. Na maioria dos casos, as pessoas procuram o médico com inflamações no pulso, ombros, joelhos etc. Dada a freqüência dos fatos, as lesões causadas pelo game passaram a ser chamadas de “Wii knee”. Há também um site onde jogadores comentam suas desastrosas experiências com o game Wii have a problem.

Fonte de diversão e entretenimento, o Wii é a nova paixão dos jogadores de videogame. O importante é que seja usado com moderação. A melhor forma de prevenção dos problemas causados pelos jogos são o alongamento e aquecimento feitos antes do inicio das partidas. O game oferece ainda um programa que aconselha as pessoas a descansarem após um determinado tempo de jogo.

Fica a dica: Nintendo Wii, aprecie com moderação.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Causas e consequências da insônia

A insônia é um mal que atinge três em cada dez brasileiros. Causada por motivos orgânicos ou psíquicos, a insônia é caracterizada pela incapacidade de adormecer ou manter um sono constante durante a noite.

Cada individuo tem uma necessidade diferente de horas de sono por noite. A média está em sete a oito horas dormindo para que a pessoa acorde bem disposta. Entretanto, uma parcela da população brasileira dorme de quatro a cinco horas por dia. Estudos universitários constataram que pessoas que consideram poucas horas de sono suficientes têm um maior grau de estresse e cansaço durante o dia.

A maioria das pessoas mais velhas dorme pouco. Isso se deve ao fato de seus organismos terem se acostumado às poucas horas de sono e ao estresse da juventude.

É fundamental que se localize a causa da insônia. Isso se dá por meio de exames como a poli-sonografia, que monitora o paciente enquanto dorme. A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico.

Mas nem sempre é necessário que se faça um tratamento médico, basta que se mude alguns hábitos.

Evitar alimentos que prejudicam o sono como cafeína e chocolate pode ajudar no descanso de pessoas mais sensíveis. Outras formas de evitar a insônia são: a pratica de exercícios diários, estabelecer uma rotina nos horários de dormir e acordar, procurar relaxar antes de ir para a cama, tomar um banho morno antes de se deitar, ingerir alimentos como leite morno, chás de ervas, entre outros.

A pessoa que sofre de insônia não deve permanecer na cama se não conseguir adormecer após 30 minutos. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. A solução é levantar-se e procurar se distrair com atividades relaxantes.

A insônia pode mudar a rotina de vida de uma pessoa. Se você sofre com a falta de sono procure seguir as recomendações acima. E se mesmo depois de segui-las o sono não vier, procure orientações médicas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O poder das agulhas

A acupuntura, por ser considerada uma terapia alternativa, é geralmente deixada em segundo plano no tratamento de dores e outras doenças. O que pouca gente sabe é que a acupuntura pode ser a melhor opção para quem procura cura e alivio de algumas enfermidades.

O tratamento de acupuntura lida com uma energia chamada chi. Este nome vem do chinês e esta energia é considerada a base da acupuntura. Segundo a filosofia chinesa, cada individuo está cheio de uma força vital que é dividida em duas partes: yin e yang. O yin representa o lado negativo e o yang o lado positivo. Ambos os lados encontram-se dentro do corpo humano e entram em equilíbrio, assim, permitem que a energia chi circule através do organismo.

Os canais por onde a energia passa são chamados de meridianos. O corpo humano possui 14 meridianos principais, cada qual com seu centro.

Atualmente, existem diversos tipos de acupuntura. O mais comum é o que introduz agulhas nas mãos, braços, pernas e pés. Mas também existem os tratamentos com eletroacupuntura, acupuntura articular etc. Há acupunturistas que usam ervas e ventosas (recipientes de vidro aplicados na pele) como complemento para o tratamento.

A novidade é que a técnica está sendo usada também por veterinários e dentistas.