BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Causas e consequências da insônia

A insônia é um mal que atinge três em cada dez brasileiros. Causada por motivos orgânicos ou psíquicos, a insônia é caracterizada pela incapacidade de adormecer ou manter um sono constante durante a noite.

Cada individuo tem uma necessidade diferente de horas de sono por noite. A média está em sete a oito horas dormindo para que a pessoa acorde bem disposta. Entretanto, uma parcela da população brasileira dorme de quatro a cinco horas por dia. Estudos universitários constataram que pessoas que consideram poucas horas de sono suficientes têm um maior grau de estresse e cansaço durante o dia.

A maioria das pessoas mais velhas dorme pouco. Isso se deve ao fato de seus organismos terem se acostumado às poucas horas de sono e ao estresse da juventude.

É fundamental que se localize a causa da insônia. Isso se dá por meio de exames como a poli-sonografia, que monitora o paciente enquanto dorme. A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico.

Mas nem sempre é necessário que se faça um tratamento médico, basta que se mude alguns hábitos.

Evitar alimentos que prejudicam o sono como cafeína e chocolate pode ajudar no descanso de pessoas mais sensíveis. Outras formas de evitar a insônia são: a pratica de exercícios diários, estabelecer uma rotina nos horários de dormir e acordar, procurar relaxar antes de ir para a cama, tomar um banho morno antes de se deitar, ingerir alimentos como leite morno, chás de ervas, entre outros.

A pessoa que sofre de insônia não deve permanecer na cama se não conseguir adormecer após 30 minutos. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. A solução é levantar-se e procurar se distrair com atividades relaxantes.

A insônia pode mudar a rotina de vida de uma pessoa. Se você sofre com a falta de sono procure seguir as recomendações acima. E se mesmo depois de segui-las o sono não vier, procure orientações médicas.

3 comentários:

Nancyelle de Oliveira disse...

Conseguir dormir é muito, muito importante para viver bem, estar bem!!

Cris disse...

eu tenho problemas pra dormir a noite... eu sou mais ativa pela noite, então eu vou ficando acordada e quando percebo... 3 da manhã e ainda tô acordada e sem um pingo de sono.

mês passado o trem desregulou de vez... tava trocando o dia pela noite literalmente! ia dormir as 6 da manhã! e nem era porque eu queria, porque eu tentava dormir (ficar deitada na cama sem dormir é péssimo mesmo)e não conseguia.

eu tenho tomado maracugina antes de dormir. tem funcionado. =)))
adorei o post!

Cris disse...

e antes que eu me esqueça:

http://roliudi.com
Cinema sem Frescura!
(uma propagandazinha de leve não faz mal a ninguém!)
passa lá, viu?!
beeeijos