BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia Nacional de prevenção a Psoríase


O dia 29 de outubro foi instituído, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, como o dia Nacional de prevenção a Psoríase. De acordo com o site do jornal Correio Braziliense, a ação faz parte do calendário do Dia Mundial de Conscientização da Psoríase.

Psoríase é uma inflamação dermatológica crônica. O objetivo da campanha é esclarecer à população, sobre a doença. Na última quinta-feira (29), houve eventos com palestras e dermatologistas em 18 cidades brasileiras. Foram montados mais de 45 postos de orientação para distribuição de panfletos informativos.

Um mal que  atinge mais de 3% das pessoas no mundo, a psoríase pode atingir tanto pessoas do sexo masculino quanto do sexo feminino. O surgimento da doença se dá normalmente quando o paciente tem mais de vinte anos de idade. Em alguns casos, quando ocorre em pessoas com menos de quinze anos de vida, a doença é classificada como uma herança genética.

O diagnóstico da psoríase é normalmente dado pelo dermatologista, que é o medico especializado em doenças da pele, cabelos e unhas. Por ser uma doença que se apresenta na parte externa do organismo, não é possível se fazer um diagnóstico através de exames feitos em laboratórios. Além do “olho clínico” do dermatologista, a única opção para se constatar a doença é a biópsia (exame  em que o médico retira um pedaço pequeno da pele com a finalidade de fazer uma análise mais aprofundada).

O sintoma principal da Psoríase, são lesões em forma de manchas escuras que aparecem na pele. Estas manchas, geralmente, são avermelhadas e pode ser que apareçam em qualquer parte do corpo.

O problema ainda é desconhecido pela maioria das pessoas e assim, causa uma espécie de constrangimento em quem sofre com a enfermidade. Apesar de muito aparente, a doença não é contagiosa e não atinge os órgãos internos.

As áreas mais afetadas são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo, as costas e o umbigo. Em alguns casos a doença pode atingir as unhas. Nesse caso, ocorre um fenômeno chamado onicólise, que é quando as unhas saem do lugar.

Outros sintomas que podem surgir em pacientes com psoríase são a ocorrência da chamada artrite psoríaca, com inflamações nas cartilagens e nas articulações. Isso pode causar dores, dificuldades para se movimentar e alterações no formato das articulações.

A psoríase é uma doença que não tem cura. A solução encontrada foi amenizar os sintomas através de tratamentos com o uso de pomadas e cremes e às vezes é necessário o uso de medicamentos orais.

Além dos principais tipos de psoríase, existem ainda: psoríase em gotas, eritrodérmica, pustulosa, invertida e palmo-plantar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apesar de incurável, a doença pode ser controlada. O paciente psoríaco deve evitar a ansiedade e o estresse, pois estes são fatores que desencadeiam ou agravam o quadro da doença. É importante que o paciente adote um estilo de vida e menos estressante. Se isso não for possível, há associações de pacientes em todas as cidades que oferecem auxílio psicoterápico ao psoríaco.

 

1 comentários:

LUIZ LOBO disse...

Acho que vale mais continuar na linha do bem estar - terapias alternativas, saúde e beleza por alimentos - seus postings são sempre bons nesta área.

Procure mais autenticidade no texto e se envolver como parte da estória... o que acha, como pensa, o que usa e suas experiências com o tema.

Estarei acompanhando.

Abs

L