BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 4 de outubro de 2009

Você ronca?


Não há nada mais incomodo que dormir ao lado de alguém que ronca.
Este mal passa a ser considerado patológico a partir do momento que os ruídos se tornam tão altos que chegam a impedir que outras pessoas durmam no mesmo lugar que o indivíduo que ronca.

Neste caso, além do desconforto, o ronco pode resultar em sérias interrupções na respiração durante a noite. As consequências destas interrupções varíam desde a aceleração dos batimentos cardíacos, decorrentes da pouca quantidade de oxigênio no organismo, até à sonolência durante o dia com cansaço, irritabilidade, baixo rendimento no trabalho, entre outras coisas.

O ronco é causado pelo estreitamento do faringe. Muitas vezes, o tamanho das vias respiratórias influenciam na produção de ruídos que o ar produz ao passar da garganta para o pulmão. Outros agravantes importantes para o ronco são a ingestão de álcool e alguns medicamentos com efeito relaxante (que relaxam a musculatura da faringe), a obesidade e o tabagismo.

A solução mais próxima, é dormir de lado. Dormir de barriga para cima leva o indivíduo a estreitar ainda mais a passagem do ar pela boca. Se o ronco for muito alto e seguido de paradas respiratórias, é importante procurar orientação médica.

3 comentários:

Alline Meyre disse...

Além de inúmeros transtornos que o ronco pode causar, ele pode ser sinônimo de doenças respiratórias (até mesmo graves!!), onde como você mesmo disse, um especialista deve ser consultado... Matéria importante, gostei!! Bjinhus... =)

Unknown disse...

É por isso que eu fui me cuidar. Eu sabia que meu ronco já estava me atrapalhando.

LUIZ LOBO disse...

Acho que todo mundo ronca... só não admite. Até que alguém do lado empurra, cutuca e te alerta.; )

Gostei do posting.