BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vai ser mamãe?


É fato que gravidez não é doença, mas isso não significa que a mulher não necessite de cuidados redobrados nesta fase. Por ser um período que transforma os hábitos, o corpo e a rotina da mulher, a gestação deve ser compreendida em todas as fases para que não haja surpresas indesejáveis.

Em artigo, o médico Jorge Naufal divide a gestação em períodos trimestrais. Segundo ele, os primeiros três meses são os que apresentam mais reações indesejáveis. A grávida fica sonolenta, sensível, tem enjôos e náuseas constantes. Já os segundo e o terceiro trimestre são marcados pelo crescimento da barriga e a aparência que muda completamente. Neste período, a gestante deve tomar muito cuidado e freqüentar o ginecologista constantemente.

Outro fator importante para que a grávida tenha uma gestação saudável é a alimentação. Testes em laboratório demonstraram que dietas fracas prejudicam tanto a mãe quanto o bebê. A má nutrição durante a gravidez pode causar deficiência no crescimento e desenvolvimento do feto.

É importante que a futura mãe adicione energia, proteínas, vitaminas e minerais a sua alimentação. Este tipo de alimentação se faz essencial para que a gestante tenha um equilíbrio no metabolismo, o que ajuda na manutenção da saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Além da saúde do corpo, a grávida precisa cuidar da saúde da mente. Procurar auxílio para entender todas as emoções envolvidas neste período que é repleto de mudanças e transformações.

É importante que este trabalho psicológico seja iniciado assim que a mulher comece a pensar em engravidar. Escolher o momento certo se faz importante para evitar todo o estresse que as ansiedades e compromissos da gravidez causam.

Os nove meses de gestação são cheios de momentos delicados. Se desejada, é recheada de alegrias. Porém, junto com a barriga vem dúvidas, temores, anseios e fantasias. Essa mistura de sentimentos varia de pessoa para pessoa ou também da época e do momento da vida que a gestante está passando. É essencial que haja apoio da família e principalmente do pai da criança. O equilíbrio emocional reflete no bebê. Conversar, desabafar, andar, meditar, dormir, praticar esportes etc. ajudam muito a passar tranqüilamente pelos nove meses de gestação.

Por fim, podemos concluir que gravidez não mesmo doença mas é um período em que a mulher necessita de muito carinho e atenção da parte de todos que a cercam e principalmente, de seu parceiro. Afinal, esse é um momento único de ligação do casal.


Para saber mais acesse: http://aminhagravidez.com/

Ou veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=cThhMB_k0-A

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia Nacional de prevenção a Psoríase


O dia 29 de outubro foi instituído, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, como o dia Nacional de prevenção a Psoríase. De acordo com o site do jornal Correio Braziliense, a ação faz parte do calendário do Dia Mundial de Conscientização da Psoríase.

Psoríase é uma inflamação dermatológica crônica. O objetivo da campanha é esclarecer à população, sobre a doença. Na última quinta-feira (29), houve eventos com palestras e dermatologistas em 18 cidades brasileiras. Foram montados mais de 45 postos de orientação para distribuição de panfletos informativos.

Um mal que  atinge mais de 3% das pessoas no mundo, a psoríase pode atingir tanto pessoas do sexo masculino quanto do sexo feminino. O surgimento da doença se dá normalmente quando o paciente tem mais de vinte anos de idade. Em alguns casos, quando ocorre em pessoas com menos de quinze anos de vida, a doença é classificada como uma herança genética.

O diagnóstico da psoríase é normalmente dado pelo dermatologista, que é o medico especializado em doenças da pele, cabelos e unhas. Por ser uma doença que se apresenta na parte externa do organismo, não é possível se fazer um diagnóstico através de exames feitos em laboratórios. Além do “olho clínico” do dermatologista, a única opção para se constatar a doença é a biópsia (exame  em que o médico retira um pedaço pequeno da pele com a finalidade de fazer uma análise mais aprofundada).

O sintoma principal da Psoríase, são lesões em forma de manchas escuras que aparecem na pele. Estas manchas, geralmente, são avermelhadas e pode ser que apareçam em qualquer parte do corpo.

O problema ainda é desconhecido pela maioria das pessoas e assim, causa uma espécie de constrangimento em quem sofre com a enfermidade. Apesar de muito aparente, a doença não é contagiosa e não atinge os órgãos internos.

As áreas mais afetadas são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo, as costas e o umbigo. Em alguns casos a doença pode atingir as unhas. Nesse caso, ocorre um fenômeno chamado onicólise, que é quando as unhas saem do lugar.

Outros sintomas que podem surgir em pacientes com psoríase são a ocorrência da chamada artrite psoríaca, com inflamações nas cartilagens e nas articulações. Isso pode causar dores, dificuldades para se movimentar e alterações no formato das articulações.

A psoríase é uma doença que não tem cura. A solução encontrada foi amenizar os sintomas através de tratamentos com o uso de pomadas e cremes e às vezes é necessário o uso de medicamentos orais.

Além dos principais tipos de psoríase, existem ainda: psoríase em gotas, eritrodérmica, pustulosa, invertida e palmo-plantar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apesar de incurável, a doença pode ser controlada. O paciente psoríaco deve evitar a ansiedade e o estresse, pois estes são fatores que desencadeiam ou agravam o quadro da doença. É importante que o paciente adote um estilo de vida e menos estressante. Se isso não for possível, há associações de pacientes em todas as cidades que oferecem auxílio psicoterápico ao psoríaco.

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tratamento com aromas


Entre os principais recursos que a medicina herdou dos indios, a aromaterapia é uma das que mais se destacam. A terapia faz parte da medicina alternativa e tem como base as essências aromáticas das plantas.


O tratamento com aromaterapia é feito através de óleos extremamente concentrados. Tais óleos são feitos com glândulas das pétalas, caule, casca e madeira de determinadas plantas. 


Os óleos da aromaterapia podem ser utilizados de formas diferentes. Em alguns casos é feita a unção na pele (massagem), em outras os óleos são colocados na água de banhos e compressas. Mas o principal método de utilização da aromaterapia se dá através da inalação dos óleos. Esta última forma é considerada a mais eficiente porque a ação provoca efeito imediato no cérebro.


Apesar de ser um tratamento alternativo, a aromaterapia não deve ser usada por conta própria. O uso indevido e o excesso podem causar reações adversas na pele


A aromaterapia utiliza mais de 30 espécies de plantas.

São alguns exemplos:


Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;

Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;

Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;

Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;

Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;

Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;

Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;

Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;

Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.

Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;


Os produtos utilizados para a aromaterapia são encontrados em casas de produtos phytoterápicos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Prevenção pela alimentação



Há um ditado que diz “Prevenir é melhor que remediar”.
Quando aplicadas à saúde, estas palavras caem como uma luva.

Praticar atividades físicas, beber água, tomar vitaminas e comer alimentos naturais são os conceitos mais conhecidos para quem procura manter-se saudavel e assim, fugir de doenças e outros problemas que uma vida desregrada pode trazer.

O que muita gente não sabe, é que manter-se saudavel é bem mais fácil que se imagina.
A variedade de frutas e verduras que temos às mãos são essenciais para a proteção e manutenção da saúde do organismo.

Além de ricos em vitaminas, os alimentos naturais trazem consigo uma variedade de proteínas, que fortalecem o sistema imunológico.

O Viver Bem pesquisou alguns alimentos que podem nos levar a uma vida mais saudável e ativa.

ACEROLA: É a fruta mais rica em vitamina “C”. As substancias desta vitamina ativam o sistema imunológico e ainda previnem o envelhecimento das células do corpo.

ALHO: Ajuda a combater vírus, bactérias e fungos. O alho também faz com que aumente a produção de células no sistema imunologico.

LINHAÇA: Fonte de ômega 3, reduz o ritmo de envelhecimento das células e é ótima no combate de doenças inflamatórias. A linhaça ainda dimimui o colesterol, ajuda a emagrecer e atenua os sintomas da TPM.o das células do corpo.

domingo, 4 de outubro de 2009

Você ronca?


Não há nada mais incomodo que dormir ao lado de alguém que ronca.
Este mal passa a ser considerado patológico a partir do momento que os ruídos se tornam tão altos que chegam a impedir que outras pessoas durmam no mesmo lugar que o indivíduo que ronca.

Neste caso, além do desconforto, o ronco pode resultar em sérias interrupções na respiração durante a noite. As consequências destas interrupções varíam desde a aceleração dos batimentos cardíacos, decorrentes da pouca quantidade de oxigênio no organismo, até à sonolência durante o dia com cansaço, irritabilidade, baixo rendimento no trabalho, entre outras coisas.

O ronco é causado pelo estreitamento do faringe. Muitas vezes, o tamanho das vias respiratórias influenciam na produção de ruídos que o ar produz ao passar da garganta para o pulmão. Outros agravantes importantes para o ronco são a ingestão de álcool e alguns medicamentos com efeito relaxante (que relaxam a musculatura da faringe), a obesidade e o tabagismo.

A solução mais próxima, é dormir de lado. Dormir de barriga para cima leva o indivíduo a estreitar ainda mais a passagem do ar pela boca. Se o ronco for muito alto e seguido de paradas respiratórias, é importante procurar orientação médica.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Especialista fala sobre varizes

Com base no grande número de comentários sobre a postagem de varizes, o médico angiologista e cirurgião, Antônio Carlos Souza, cedeu um artigo para o blog Viver bem é estar bem. Ele fala sobre este problema que atinge tantas pessoas e ainda, apresenta novas formas de tratamento.




Laser para tratar varizes

Por Antonio Carlos Souza

Quem não conhece alguém que reclama de dores nas pernas ou dos inconvenientes vasinhos? O pior é que muita gente já desistiu de tratar, reclamando das limitações que o tratamento impunha ou por não suportar as agulhadas.

Mais de um quarto das mulheres têm varizes. Essa doença, como toda enfermidade crônica, é multifatorial. A herança familiar é o fator predisponente mais importante, somando-se às várias outras situações que poderão desencadear mais ou menos varizes. É interessante a diversidade de manifestações da insuficiência venosa; sendo que, para algumas pessoas, o incômodo é decorrente de alguns vasinhos nas pernas, levando a desconforto estético. Outras menos afortunadas sofrem de dores e apresentam varizes grossas com envolvimento ou não das veias safenas. Os casos mais graves podem apresentar vários estigmas da insuficiência venosa, inclusive podendo levar à abertura de feridas nas pernas.

Quando se aproxima o verão é natural que aumente a ansiedade das pessoas para ficar livres das varizes ou dos pequenos vasinhos. Não temos cura para varizes, mas o tratamento é muito eficaz e as novas tecnologias têm contribuído muito, principalmente no que se refere a reduzir o trauma do tratamento e, com isso, atenuando o desconforto e as limitações impostas.

Aquelas pessoas que têm varizes de grosso calibre podem ser beneficiadas com a utilização do endolaser, uma tecnologia denominada EVLT (Endovenous Laser Therapy). Nos casos que preenchem os critérios para tratamento com endolaser, uma fibra óptica é introduzida através de uma punção dentro das varizes, onde é liberada a energia, fechando as varizes sem retirá-las. Como resultado imediato, a varizes são excluídas da circulação e o sangue é desviado para as veias normais. Os estudos científicos, apesar de apresentarem pouco tempo de acompanhamento, relatam vantagem em relação à cirurgia convencional, que é a retirada por avulsão das varizes. O tempo de recuperação e o desconforto pós-tratamento são bem menores quando o procedimento é realizado com endolaser. Em relação à eficácia do tratamento, a exemplo do tratamento convencional, a insuficiência venosa dos membros inferiores não é curada, mas o bom resultado em mantido, em mais de 90 % dos casos, após um ano de acompanhamento. Isto, por si só, parece mais animador que o tratamento convencional.

Se o problema são os vasinhos, ou varizes de fino calibre, o tratamento convencional é com aplicações, também conhecidas como escleroterapia química. O processo de esclerose do vaso é alcançado com métodos químicos ou físicos. A escleroterapia química continua apresentando bons resultados, principalmente quando agregada a métodos que atenuam a dor. A analgesia pode ser conseguida por resfriamento da pele, através de um equipamento específico, que melhora muito a tolerância às agulhadas. Para quem quer uma opção sem agulhas, resta a escleroterapia física, conseguida com a tecnologia a laser. Neste caso, outro laser é utilizado, diferente do processo EVLT. A energia não é dispensada diretamente dentro do vaso, mas através da pele. Para as pessoas que querem eliminar os vasinhos da face e nariz, o laser passa a ser a melhor opção.

A estratégia mais adequada para tratar as varizes das pernas, principalmente nos casos que apresentam grande quantidade e variedade de vasos, é através da associação de métodos. O laser associado a escleroterapia química somam resultados.

Frente a grande opção de tratamentos das varizes, em vez do medo e das lembranças do passado, o melhor é informar com o médico angiologista. O tempo passa e as coisas mudam, mas parece que o laser, como em várias áreas da medicina, continua muito promissor.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Opte pelos orgânicos

Alimentos orgânicos têm ganhado grande espaço nas prateleiras dos supermercados e na vida das donas de casa.

Por serem cultivados sem o uso de agrotóxicos, radiação ou aditivos os produtos orgânicos são considerados mais saudáveis e menos nocivos ao meio ambiente.

A procura por este tipo de produto passa por um crescimento lento. Apesar de as pessoas saberem que são mais saudáveis, ainda não há um esclarecimento completo sobre os benefícios do produto.

Por outro lado, o preço também influencia na escolha das donas-de-casa. Enquanto uma alface crespa não orgânica custa R$ 0,99, uma alface do mesmo tipo, sendo orgânica, custa R$1,19. Pode-se também comparar o preço do brócolis: o não orgânico custa R$ 2,35, enquanto um pacote do orgânico custa R$ 3,99. Outro produto que chama atenção pela diferença de preços, entre orgânico e não orgânico, é o ovo caipira. Meia dúzia de ovos orgânicos, custa R$ 7, e uma dúzia de ovos não orgânicos custa RS 5. O ovos e carnes orgânicos, derivam de animais que não tomaram antibióticos e não receberam hormônios de crescimento.

A dona-de-casa Maria de Fátima optou por comprar produtos orgânicos, mesmo sabendo que são mais caros: “Os produtos orgânicos são mais saudáveis e é isso que me interessa. Não me importo de pagar um pouco mais caro por uma coisa que faz bem a mim e a minha família”, afirmou. “O importante é se cuidar e viver bem”.

O mercado “MC” em Taguatinga possui um espaço voltado somente para produtos orgânicos. Tereza Rocha, dona do estabelecimento, disse que a procura pelos orgânicos está aumentando. Ela acredita que as pessoas estão mais informadas sobre os perigos de agrotóxicos e que “investir na saúde vale a pena”.

Alimentos orgânicos são produtos consideravelmente benéficos tanto para a saúde de quem consome quanto para o meio-ambiente. É essencial que haja mais campanhas de conscientização sobre os benefícios de uma alimentação saudável.